Pular para o conteúdo principal

GRUPO VIRA-LATA DENUNCIA SITUAÇÃO DO CANIL MUNICIPAL DE QUATIS - RJ


Volta Redonda/RJ – 07 de fevereiro de 2012

Muitos já devem ter ouvido falar no canil municipal de Quatis, cidade localizada no Vale do Paraíba, interior do Estado do Rio de Janeiro.
Após inúmeras denuncias por maus tratos junto ao Ministério Público, o canil foi interditado em meados de 2011.
Naquele município o trabalho desenvolvido pela prefeitura municipal em relação aos animais de rua sempre foi conhecido pela falta de ética e crueldade com que são tratados. A “carrocinha”, segundo relatos, passava todo final de tarde nas ruas da cidade, recolhendo todos os animais. Muitas vezes cadelas no cio eram usadas como isca para atrair um grande número de animais para o cadafalso.Há também notícias de que alguns responsáveis por animais foram até impedidos de resgatá-los após apreensão.
A sequência de maus tratos começava desde o recolhimento dos animais, feita de forma brutal e abusiva, até o momento em que eram jogados num canil comunitário, onde precariamente conviviam fêmeas, machos, animais pequenos, grandes, dóceis e bravos. Não é difícil ao leitor imaginar o que acontecia no momento em que era disponibilizada uma escassa alimentação ou quando, por exemplo, uma cadela entrava no cio.
O filme deste antigo canil está disponibilizado para verificação. As cenas são fortes e aconselhamos que pessoas mais sensíveis não assistam.


No dia 25/01, após um período de interrupção nos “trabalhos”, a carrocinha de Quatis voltou a capturar animais de rua. Até semana passada, o canil, agora pintado e “maquiado”, mantinha cerca de 100 animais, machos e fêmeas, separados por uma frágil cerca e com pouca sombra para o abrigo de um sol escaldante.
Os animais errantes de Quatis estão mais uma vez expostos à crueldade daquela Prefeitura.
Contrariando nossa constituição, a Lei Federal 9.605, a Lei Estadual 4.808, estes animais estão confinados de forma totalmente inadequada. Esquecidos em local distante onde não possuem qualquer chance de serem procurados para adoção.
A Prefeitura, por sua vez, sequer, tem uma política pública de controle populacional para os animais errantes. Vale-se da mediocridade ao agressivamente atacar o problema, dando às costas para suas causas e sem concluir, portanto, que dentro dessa perspectiva, tal trabalho jamais chegará a um termo.
No dia 30/01/2012, Inserimos novas denuncias ao Inquérito 83/10, que tramita na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Resende, que é responsável também pelo município de Quatis, e permanecemos aguardando notícias.
Caso tenha informações, fotos e filmes sobre o canil e o recolhimento de animais em Quatis, pedimos que nos envie.
Caso presencie a atuação da carrocinha e o recolhimento de animais, pedimos, se possível, que fotografe, filme, anote o nome e dados de testemunhas que também presenciarem o fato.
Se você, assim como nós, está indignado com o abuso e a repetição sistemática da crueldade que os animais de Quatis sofrem todos os dias, escreva para o prefeito Sr José Laerte d’Elias com cópia para o Vira-Lata e se manifeste!

E-mails:secretaria.gabinete@quatis.rj.gov.br
contato@vira-lata.net


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'A FAZENDA' THIAGO GAGLIASSO VOLTA A BATER NAS CABRAS - OUTRA PUNIÇÃO

Abaixo trechos onde fica explícito o desprezo, o abuso e o desrespeito pelos animais. Olha uma de suas frases:
- não posso te agredir, mas, posso te agredir verbalmente....
No final da votação, debochando, ele se dirige "aos criadores de cabra" pedindo desculpas e avisa que amanhã teria uma reunião com todas elas.
O diretor do programa disse, em entrevista, que agressão aos animais daria expulsão. O que falta além da confissão do tal participante? Será que é porque o Thiago já veio marcado para ganhar por ser cunhado do auditor do referido programa? Quem falou foi ele mesmo, gente!

Fonte: O Grito do Bicho
Voltar ao Blog do Orion de Sá

IGGY POP E KE$HA EM CAMPANHA CONTRA A CAÇA DE FILHOTES DE FOCA

Ke$ha e Iggy Pop decidiram unir forças à PETA, organização que luta pelo tratamento ético aos animais, para impedir o governo canadense de legalizar o comércio internacional de vendas de peles de filhotes de focas.“Dar pauladas (maneira utilizada para sacrificar os animais) em filhotes de focas é doentio e é uma ‘mancha negra’ no Canadá. Não deixe a ganância de alguns manchar a imagem de um país inteiro” declarou o lendário roqueiro. “A matança canadense é bárbara e arcaica” acrescentou a autora de Tik Tok. “Minha música e meus fãs são parte de um movimento entre os jovens que pretendem dominar o mundo com mudanças positivas. Sei que ele irão ajudar a mim e a PETA a banir a matança canadense de focas, para que o único lugar que você veja pele de filhotes seja no museu”. A dupla irá aparecer em cartazes ao lado de imagens dos animais com o slogan “Canada’s club scene sucks” (“O cenário de porretadas canadense não presta” em tradução livre) para promover a ação, como você pode ver nas foto…

ERGONOMIA - CADEIRA DE RODAS PARA CÃES AMIGO

Nir Shalom, um designer industrial israelense, criou esse cadeira de rodas que permite que o cão tenha mais liberdade em seus movimentos, além de mais conforto. Apresentada no mês passado em Milão. A cadeira se encaixa no quadril do cão e permite que ele consiga se deitar, correr e sentar.
Voltar ao Blog do Orion de Sá