Pular para o conteúdo principal

Projeto de castração de animais de rua é aprovado pelo Conselho de Saúde de Angra dos Reis, RJ

Depois de muita luta da Câmara Municipal, de ONGs, veterinários e protetores de animais foi aprovado, na última semana, pelo Conselho de Saúde, o projeto de contêineres adaptados para uso veterinário de castração de cães errantes (de rua) e domésticos. A ação visa reduzir o número de animais nas ruas e, também, o abandono de filhotes nas vias públicas. A licitação dos contêineres acontecerá ainda neste mês.

As castrações serão feitas pelos veterinários da Secretaria de Saúde, sob responsabilidade de um guardião do animal e, em casos de animais errantes, de um guardião temporário. A meta é castrar, em média, 10 animais por dia.

Os contêineres, que vão funcionar em sistema de rodízio, a fim de atender toda a população do município, serão instalados nas praças dos bairros e/ou próximos a algum órgão público. Um contêiner também atenderá a Ilha Grande, realizando o serviço de castração na Vila do Abraão e nas praias. Outro começará a prestar o serviço pelo bairro Belém. Os contêineres de castração estarão nos seguintes bairros: Japuíba, Areal, Nova Angra, Campo Belo, Vila Nova, Santa Rita II, Frade, Pontal, Parque Mambucaba, Sapinhatuba I, II e II, Camorim, Jacuecanga, Monsuaba, Ponta Leste e Garatucaia.

As castrações serão feitas por meio de agendamento prévio, na superintendência de Zoonoses. Os contêineres permanecerão na localidade até que todos os animais agendados, no período pré-determinado, tenham sido castrados, tido os pontos retirados e recebido alta do veterinário. “É importante destacar que, neste projeto, todos podem participar, enquanto que, no projeto de contratação das clínicas, somente os cidadãos cadastrados nos programas sociais do governo federal e as ONGs de proteção ao animal serão atendidos. Com estes dois projetos em andamento, pretendemos prevenir e erradicar as doenças transmitidas por cães e evitar as mordeduras,” explicou Romário Gabriel, diretor de Vigilância Ambiental.

Ainda segundo ele, as clínicas já foram licitadas e têm 15 dias para começarem os serviços. O contrato ficará em vigor durante 12 meses e a expectativa é atender 2.500 animais.

A duração do projeto dos contêineres de castração é de 12 a 60 meses, dependendo da demanda existente e podendo ser prorrogado

É bom lembrar que na última sexta-feira, a prefeitura voltou a se reunir com parlamentares e protetores de animais para reafirmar que o Executivo não tem condições ainda de fazer um abrigo municipal, mas que vai buscar parcerias para poder construir e manter o tão sonhado abrigo.


Fonte:  A Voz da Cidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'A FAZENDA' THIAGO GAGLIASSO VOLTA A BATER NAS CABRAS - OUTRA PUNIÇÃO

Abaixo trechos onde fica explícito o desprezo, o abuso e o desrespeito pelos animais. Olha uma de suas frases:
- não posso te agredir, mas, posso te agredir verbalmente....
No final da votação, debochando, ele se dirige "aos criadores de cabra" pedindo desculpas e avisa que amanhã teria uma reunião com todas elas.
O diretor do programa disse, em entrevista, que agressão aos animais daria expulsão. O que falta além da confissão do tal participante? Será que é porque o Thiago já veio marcado para ganhar por ser cunhado do auditor do referido programa? Quem falou foi ele mesmo, gente!

Fonte: O Grito do Bicho
Voltar ao Blog do Orion de Sá

IGGY POP E KE$HA EM CAMPANHA CONTRA A CAÇA DE FILHOTES DE FOCA

Ke$ha e Iggy Pop decidiram unir forças à PETA, organização que luta pelo tratamento ético aos animais, para impedir o governo canadense de legalizar o comércio internacional de vendas de peles de filhotes de focas.“Dar pauladas (maneira utilizada para sacrificar os animais) em filhotes de focas é doentio e é uma ‘mancha negra’ no Canadá. Não deixe a ganância de alguns manchar a imagem de um país inteiro” declarou o lendário roqueiro. “A matança canadense é bárbara e arcaica” acrescentou a autora de Tik Tok. “Minha música e meus fãs são parte de um movimento entre os jovens que pretendem dominar o mundo com mudanças positivas. Sei que ele irão ajudar a mim e a PETA a banir a matança canadense de focas, para que o único lugar que você veja pele de filhotes seja no museu”. A dupla irá aparecer em cartazes ao lado de imagens dos animais com o slogan “Canada’s club scene sucks” (“O cenário de porretadas canadense não presta” em tradução livre) para promover a ação, como você pode ver nas foto…

ERGONOMIA - CADEIRA DE RODAS PARA CÃES AMIGO

Nir Shalom, um designer industrial israelense, criou esse cadeira de rodas que permite que o cão tenha mais liberdade em seus movimentos, além de mais conforto. Apresentada no mês passado em Milão. A cadeira se encaixa no quadril do cão e permite que ele consiga se deitar, correr e sentar.
Voltar ao Blog do Orion de Sá